Recuperação de dados

Perguntas e respostas

Abaixo listamos algumas consultas que nos foram feitas por nossos clientes, se quiser você pode aproveitar e descobrir se o seu caso é parecido com algum dos apresentados aqui.

Recuperando arquivos de um HD formatado
Unidade inválida
Recuperar dados de um HD com sistema operacional reinstalado
Quero apagar realmente meus arquivos
Recuperação de dados de HD que teve o sistema operacional substituido por outro
Software de recuperação de dados
Recuperação de dados perdidos por ação de vírus
Arquivos criados pelo scandisk
Tempestade queimou o computador
Dados de disco rígido externo perdidos em backup malfeito
Esvaziaram minha lixeira
Disco rígido é reconhecido mas não entra
Quase mesmo defeito da pergunta acima
Meu filho apagou um diretório
Apaguei a partição de um cliente
Trocar placa do HD
Trilha zero com defeito
Pane elétrica queima o disco rígido
Bad blocks
Copiar o conteúdo do HD
Um disco rígido formatado e outro quebrado
Disco rígido com funcionamento irregular
Disco rígido travou durante o backup
Passei o fdisk
Abrir o disco rígido
Ao copiar e colar, perdi meus dados
Computador tem dois discos rígidos
Joguei o disco rígido pela janela
Vírus mexicano
PC ligado a noite toda travou
Copiando arquivos de uma partição para outra

Recuperando arquivos de um HD formatado
Meu disco rigido sofreu uma formatação e depois disso não o liguei mais, é possível recuperar os dados que estavam no HD antes da formatação ?
Sim, é possível recuperar os dados de seu HD, mesmo ele tendo sido formatado. No seu caso serão usados programas de recuperação de dados específicos para o sistema operacional que estava instalado e tipos de arquivos a serem recuperados.

Unidade inválida
Formatei um disco rígido de 20GB e preciso recuperar alguns dados. Utilizei a formatação rápida (Format c: /q /s). Tentei usar o comando Unformat, mas ele disse que a unidade é inválida. Tem como recuperar esses dados ?
Sim, é perfeitamente possível recuperar seus dados, porém você não deve tentar faze-lo pois esse é um trabalho que envolve algum conhecimento, muita experiência e uso de recursos adequados para evitar a perda definitiva dos arquivos. Procure uma empresa que faça recuperação de dados, de preferência a nossa.

Recuperar dados de um HD com sistema operacional reinstalado
Formatei meu disco rigido e reinstalei o mesmo sistema operacional que estava antes da formatação, é possível recuperar os dados ?
Sim, é possível recuperar seus dados, mesmo com a formatação e a instalação do sistema operacional novamente.

Quero apagar realmente meus arquivos
Trabalho com muitos arquivos confidenciais em meu computador. Após usá-los, eu os apago através da lixeira do Windows e depois esvazio a lixeira. Porém estou preocupado: alguém pode recuperar esses arquivos mesmo depois de apagá-los ? Como faço para apagá-los de uma forma que eles se tornem irrecuperáveis ?
Quando você apaga um arquivo do disco rígido, ele não é apagado do disco, isto é, os setores que o arquivo usa no disco rígido não são zerados. Para ganhar velocidade, o sistema operacional simplesmente remove o nome do arquivo do diretório e marca que os setores anteriormente usados pelo arquivo estão disponíveis para uso. Mas os setores não são zerados. Para realmente apagar um arquivo do disco rígido de forma que seja impossível a sua recuperação, você precisa zerar os setores que ele ocupava. Isso é feito através de programas como o Super Shredder (http://www.analogx.com/contents/download/system/shred.htm). Ou seja, para apagar arquivos confidenciais, use esse programa daqui por diante.

Recuperação de dados de HD que teve o sistema operacional substituido por outro
No meu computador usava o Windows 98, formatei tudo e instalei o Windows XP e agora lembrei que não fiz o backup, tem como recuperar os dados ?
Não se preocupe pois, mesmo tendo instalado outro sistema operacional ainda é possível recuperar os dados que estavam na versão anterior do Windows.

Software de recuperação de dados
Tenho algumas dúvidas em relação ao software de recuperação de dados Goback. Ele recupera os dados de um HD mesmo depois dele ter sido formatado ? Ele funciona no modo DOS ou funciona no Windows ? Ele tem de estar instalado no computador antes da perda dos dados ? Ele funciona se for instalado após os dados que quero recuperar tenham sido apagados ?
O Goback da Symantec (www.symantec.com) e seus softwares concorrentes, como o SecondChance (que já não é mais vendido, www.powerquest.com/products/discontinued.cfm) têm o mesmo papel do utilitário de Recuperação do Sistema presente no Windows XP. Ele cria no disco rígido uma área de rascunho onde ele vai "anotando" todas as alterações feitas no disco rígido após ele ter sido instalado ou ativado. Com isso, ele desfaz alterações feitas no disco rígido, desde que elas tenham sido monitoradas por ele. Assim, não é possível recuperar um disco rígido formatado nem modificações feitas antes do programa ter sido instalado. O Goback roda somente no Windows. A bem da verdade, estes programas não são "verdadeiros" recuperadores de dados, pois eles só conseguem recuperar modificações que eles tenham monitorado. Para recuperações que você sugere - disco rígido formatado e recuperação de arquivos eliminados antes do programa de recuperação de dados ter sido instalado, o ideal mesmo é procurar uma empresa especializada em recuperação de dados.

Recuperação de dados perdidos por ação de vírus
Peguei um vírus por e-mail e todos meus arquivos foram apagados, tem como recuperar meus dados ?
Sim, podemos recuperar os dados de seu disco rígido, para isso, o ideal é que você não use esse HD até que a recuperação dos dados seja feita, visando assim manter a integridade dos arquivos gravados no disco rígido.

Arquivos criados pelo scandisk
Gostaria de saber se é possível recuperar arquivos gerados após o Scandisk ?
O Scandisk e outros programas similares (como o Norton Disk Doctor) recuperam aglomerados perdidos (lost clusters) e salvam em arquivos com extensão Chk (ou outra, dependendo do programa). Aglomerados perdidos são fragmentos de arquivos que estavam abertos no momento em que o micro foi desligado incorretamente, ou porque faltou energia elétrica, ou porque o micro travou. Se, por exemplo, você estava usando um processador de textos na hora da pane do micro, você pode tentar abrir os arquivos Chk usando o processador de textos. Respondendo à sua pergunta: sim, isso é possível. O problema é que muitas vezes o Scandisk gera muitos arquivos e o problema na maioria das vezes é descobrir que tipo de arquivo que o aglomerado perdido era (texto, planilha, imagem, etc) para determinarmos com qual programa poderemos abrir o arquivo.

Tempestade queimou o computador
Fiz a besteira de deixar o computador ligado durante uma tempestade e com um raio mais forte a máquina toda queimou, inclusive o disco rígido. Tenho dados importantes que não posso perder, existe chance de recuperação dos arquivos nesse caso ?
Com nossos recursos podemos recuperar dados perdidos mesmo com o disco rígido queimado, para isso basta que você o envie até nós e vamos preparar um orçamento para a recuperação de dados do seu HD.

Dados de disco rígido externo perdidos em backup malfeito
Uso um disco rígido externo para backup de meus arquivos e como ele estava muito cheio resolvi formata-lo, antes porém gravei todos os arquivos em 3 DVDs, formatei o HD e voltei a usa-lo normalmente. O problema é que quando fui acessar os meus dados nos DVDs, em um deles, mais da metade dos arquivos estavam corrompidos. A minha pergunta é, tem como recuperar esses dados no DVD ?
A resposta é que podemos recuperar seus dados mas não do DVD, o que provavelmente aconteceu é que na hora da gravação houve algum problema e os dados não foram corretamente gravados no DVD, logo nunca estiveram lá e portanto não podem ser recuperados através dele. Podemos sim, recuperar seus dados mas do próprio disco rígido externo, mesmo tendo sido formatado e tendo outros dados gravados nele.

Esvaziaram minha lixeira
Como posso recuperar um arquivo que estava na lixeira e meu colega a esvaziou ?
Este talvez seja o tipo mais comum de perda de dados e é possível fazer a recuperação dos dados porém, ela só deve ser realizada por técnicos gabaritados para isso, não tente fazer a recuperação dos dados por conta própria usando programinhas que você encontra por aí porque você pode perde-los definitivamente.

Disco rígido é reconhecido mas não entra
No meu computador tenho um disco rígido Fujitsu modelo MPG3204AT de 20GB e o que acontece é muito estranho, ele é reconhecido pelo setup mas o sistema operacional não inicia. Coloquei o HD como escravo em outra máquina e acontece a mesma coisa, por fim tentei formata-lo e a informação que aparece é que não existe unidade de disco, apesar do setup reconhecer o HD, o que será isso ?
Infelizmente seu disco rígido deve ser parte de um grande lote de HDs de 10GB, 15GB e 20GB da Fujitsu que tem um defeito de fábrica que causa exatamente isto que você relata. Quanto ao disco rígido, não pode ser recuperado para continuar a sendo usado, se você precisar recuperar os dados desse disco rígido podemos faze-lo e grava-los em outra mídia.

Quase mesmo defeito da pergunta acima
Tenho um disco rígido da Maxtor de 40GB (Desses fininhos) que estava funcionando perfeitamente e de-repente o sistema operacional não iniciou mais. Tentei de tudo para "ressuscita-lo", inclusive a formatação, mas não tive sucesso. O que é muito interessante é que o disco rígido é reconhecido no Setup.
O seu caso é muito parecido com o da questão acima. Muitos desses discos rígidos da Maxtor apresentam esse problema, muito parecido com os da Fujitsu como da pergunta anterior, a diferença é que nesse caso podemos recuperar os dados e também o disco rígido.

Meu filho apagou um diretório
Eu tinha um arquivo chamado "lixo oculto" em um diretório chamado "alvorada". Meu filho apagou esse diretório. Como posso recuperar este arquivo ?
Se esse arquivo estiver na lixeira do Windows basta clicar sobre ele e depois dar o comando para restaura-lo e ele volta para a pasta onde estava. Se o arquivo foi apagado também da lixeira recomendo procurar um técnico especializado em recuperação de dados pois, se você tentar fazer a recuperação usando esses programas que se encontra por aí, com certeza terá muitos problemas.

Apaguei a partição de um cliente
Em um atendimento a um cliente eu sem querer apaguei a partição primária do disco rígido. E nessa máquina só tinha o DOS e o cliente não pode perder nenhuma informação contida no disco rígido. Peguei o disquete de boot do Windows 95 e criei de novo a partição. Depois tentei reinstalar o DOS 6.22 para ver se corrigia o problema, só que na instalação ele dava duas opções: formatar a unidade ou sair do Config. Saí do Config e fiquei no prompt de comando. Eu tentei copiar o sistema de novo para o disco rígido e não consegui. E quando dou o boot por esse por esse disco ele não reconhece a unidade. Já tentei de tudo para ver se corrigia o problema, mas não consegui. Por favor, ajude-me, pois meu emprego está por um triz.
O que aconteceu com você é exatamente o que expliquei várias vezes nessa página, quando por algum motivo, os dados do disco rigido são perdidos, o melhor a fazer é procurar alguém que realmente entenda do assunto para evitar problemas como o seu pois, uma recuperação de dados que seria simples e barata pode tornar-se muito complicada e cara. Quando uma partição é perdida ou excluída acidentalmente, não tente fazer nada no disco rígido. Qualquer comando de formatação ou tentativa de recuperação dos dados pode fazer com que os dados do disco rígido sejam perdidos definitivamente. A solução para o seu caso é não mexer mais nesse HD e procurar uma empresa de recuperação de dados de discos rígidos.

Trocar placa do HD
Posso instalar a placa de um Disco Rígido Seagate modelo 6421 em um modelo 6422, substituindo a placa queimada sem perder as informações contidas no disco ?
Nos discos rígidos mais antigos em geral funciona porém, se for algum problema interno no disco rigido a nova placa também poderá queimar. Nos HDs mais modernos, a troca da placa não funciona pois ela tem um chip que "sabe" a qual disco rigido ela pertence e não funcionará em outro.

Trilha zero com defeito
Fiquei sabendo que é possível fazer a recuperação de discos rígidos que apresentam defeitos de trilha zero. Fiz, recentemente, a substituição do meu disco rígido em função de um defeito desta natureza. Guardei o disco rígido para tentar essa possível recuperação. Vocês saberiam me informar endereços no Rio de Janeiro onde este tipo de trabalho é feito ?
Desculpe mas, por ser de São Paulo, não conheço ninguém no Rio de Janeiro que faça recuperação de dados ou recuperação de discos rígidos.

Pane elétrica queima o disco rígido
Um problema na fonte do meu computador causou um curto que acabou queimando o disco rígido, sou médico e todo cadastro de meus pacientes, histórico de tratamento e etc estão nesse HD, posso recuperar isso tudo ?
As possibilidades de recuperação dos dados do seu HD são grandes. Pela sua descrição o disco rígido deve ter queimado realmente e nesses casos, para fazer a recuperação dos dados ele deve ser desmontado em local específico para isso e, com equipamentos especiais podemos acessar a mídia do HD transferindo os dados para uma outra mídia.

Bad blocks
Discos Rígidos com "bad sectors" têm salvação ?
Sim, em alguns casos, discos rígidos danificados têm salvação, isso vai depender do tamanho do disco rígido e da quantidade de Bad blocks que ele contém e isso só pode ser definido após alguns testes. O ideal é você procurar alguma empresa especializada na recuperação de discos rígidos pois assim você vai descobrir se a recuperação do HD é viável ou não.

Copiar o conteúdo do HD
Há alguma maneira de se copiar todo o conteúdo de um disco rígido antigo para um novo disco rígido sem a necessidade de ter que reinstalar todos os programas e copiar todos os meus dados ?
Sim! Basta você instalar os dois discos rígidos no mesmo computador e utilizar o programa Drive Copy! Este programa copiará todo o conteúdo de um disco rígido para o outro sem o menor esforço, preservando todos os dados e programas.

Um disco rígido formatado e outro quebrado
Mandei meu computador para uma revisão e autorizei o técnico a formatar o disco rígido pois seria necessário reinstalar o sistema operacional. Evidentemente pedi a ele que fizesse um backup dos meus dados para que pudesse coloca-los de volta no meu HD depois que tudo ficasse pronto. Ele então copiou tudo que pedi para um outro disco rígido e depois fez tudo que era preciso na minha máquina. Acontece que no momento que ele foi copiar os meus arquivos de volta para o meu disco rígido, o disco rígido dele travou e depois disso não foi mais reconhecido pelo setup. Meus arquivos são muito importantes e preciso recupera-los.
No seu caso as chances de recuperação dos dados são de praticamente 100% pois, você possui dois discos rígidos que contém os seus arquivos. O que você precisa fazer é trazer o seu disco rígido que foi formatado e também o disco rígido do técnico e assim poderemos fazer uma analise e decidir de qual dos dois discos rígidos a recuperação de dados será mais adequada.

Disco rígido com funcionamento irregular
Estou com um HD de 20Gb que é reconhecido normalmente pelo sistema, mas não pode ter o seu conteúdo lido. O HD possui uma partição NTFS e rodava o win2000. O disco apresenta uma baixa rotação, de maneira que os dados não podem ser lidos. É possível recuperar meus dados que estão nesse HD ?
Sim, podemos recuperar seus dados porém é importante que você não ligue esse disco rígido até que a recuperação de dados seja feita para evitar danos à sua mídia.

Disco rígido travou durante o backup
Trabalho com assistência técnica em computadores, estava fazendo um backup dos arquivos de meu cliente, pois o micro estava muito lento e cheio de virus, quando comecei a copiar os dados, o HD fez um barulho e desligou o micro, quando liguei, o sistema não inicializava. Estava instalado o Windows XP Home, o disco rígido é de 20GB e ficou com 14 GB, tentei conectar a outro HD para pelo menos fazer a cópia pelo DOS, mas não foi possível, o disco não pode ser lido. Meu cliente precisa dos arquivos, tem com recuperar ?
A recuperação de dados do disco rígido do seu cliente é possível, pela sua descrição ele está com algum problema lógico ou algum dos vírus que você citou entrou em ação no momento da cópia. Com nossos recursos podemos recuperar os arquivos perdidos e também o próprio disco rígido.

Passei o fdisk
Por acidente rodei o fdisk e apaguei a partição do disco rígido e depois houve uma formatação, não existe nenhum defeito, mas houve este acidente, gostaria de saber se ainda existe possibilidade de recuperação dos dados perdidos ?
Podemos recuperar os dados da partição que foi excluída, para isso basta trazer o disco rígido até nós.

Abrir o disco rígido
Meu disco rígido começou a fazer um barulho estranho e não é mais reconhecido pelo sistema, estou pensando em abrir o disco rígido pra ver se descubro o defeito pois preciso recuperar os dados que estão no HD.
Em hipótese alguma abra o disco rígido em um local que não seja específico para isso, só para você ter uma idéia, uma partícula de pó que seja cem vezes mais fina que um fio de cabelo pode danificar a mídia do disco e a recuperação de dados não poderá mais ser feita. Se precisar realmente recuperar os dados desse disco rígido traga-o até nós pois aqui ele será aberto em um laboratório com uma sala especial para abertura de discos rígidos e com equipamentos adequados poderemos transferir os dados para outra mídia.

Ao copiar e colar, perdi meus dados
Recortei algumas músicas do computador do meu trabalho para colar em uma outra pasta, quando cliquei em colar apareceu a mensagem que não poderiam ser copiadas, não entendi o que houve e voltei na pasta onde estavam as músicas para recorta-las novamente e quando cheguei na pasta, as músicas já não estavam mais lá, necessito que vocês me ajudem a não perder o emprego. Essas músicas são muito importantes no lugar onde eu trabalho e também tem umas músicas que eu deletei da lixeira por engano e preciso reave-las o mais rápido possível...POR FAVOR ME AJUDEM !
Que confusão hein, mas mesmo assim podemos recuperar os dados do HD, para isso você precisa traze-lo até nossa empresa e também é aconselhavel que esse disco não seja usado até que a recuperação dos dados seja feita evitando corromper os arquivos.

Computador tem dois discos rígidos
Meu computador tem dois HDs e de-repente não consegui mais acessar o HD slave onde tem todos os meus arquivos pessoais. Quando tento acessa-lo, ele até mostra as pastas que estão na raiz mas quando tento entrar o computador trava. Será que estragou de vez ? Será que tenho como recuperar os dados ?
Pela sua descrição seu disco rígido está funcionando mas não é possível ter acesso aos dados, isso indica que o HD provavelmente está com algum vírus ou algum tipo de defeito lógico e baseado nisso afirmo que podemos recuperar os dados que estão no HD.

Joguei o disco rígido pela janela
Peguei o disco rígido de um médico que não me pagou por servicos que prestei a ele e "sem querer", o joguei pela janela do meu apartamento, que fica no segundo andar e agora ele disse que vai me processar. Para não ter muitos problemas, gostaria de ter esses dados de volta para quando formos ao fórum. A minha pergunta é, existe alguma chance de recuperação dos dados nesse caso ?
E eu pensava que já tinha visto de tudo com relação a perda de dados. Realmente seu caso é bastante insólito e devido ao modo como os dados foram perdidos, só temos como saber se há possibilidade de recuperação dos arquivos após efetuar alguns testes no disco rígido.

Vírus mexicano
Meu computador foi atacado por um vírus, me parece que é o netsky, ou outro que grava automaticamente os arquivos "command" e "trab". Ontem ele travou. Um amigo meu, técnico, formatou o drive C, onde estavam somente os programas, retirando o Windows 2000 e instalando o Windows 98. Depois, quando liguei o micro novamente, qual não foi minha supresa: todos os arquivos tinham 1kb e continham uma mensagem com cerca de 10 linhas, em espanhol, com algo se apresentando como um vírus mexicano. Verificando via explorer as propriedades de cada arquivo, descobri que mantinha, lá dentro e não sei como, seu tamanho original. Há alguma chance de recuperação dos dados ?
Realmente se trata de um vírus porém não posso afirmar qual antes de testar o HD. Quanto à recuperação de dados, é possível ser feita e é muito importante para manter a integridade dos dados que esse disco rígido não seja usado até que a recuperação dos arquivos seja feita.

PC ligado a noite toda travou
Deixei o PC durante a noite baixando um programa e no dia seguinte ele estava travado. Tentei reiniciar mas deu mensagem de não reconhecer a mídia. A placa reconhece o disco rígido mas no windows e no DOS não aparece nada. Perdi arquivos importantes e preciso recupera-los.
Apenas por sua descrição não é possível saber se o disco rígido está com defeito físico ou lógico. De qualquer forma é possível recuperar os dados do HD e depois que a recuperação de dados for feita, testaremos o HD e se o defeito for lógico, então o próprio HD também será recuperado.

Copiando arquivos de uma partição para outra
Estava fazendo uma transferência de uns 5 GB de uma partição para outra no mesmo disco rígido, foi quando a máquina reiníciou sozinha e na inicialização informou que não conseguiu achar o perfil de usuário e que seria criado um temporário. Então eu criei uma nova conta de usuário e excluí a temporária, quando eu estava "arrumando" essa nova conta, transferi uma pasta para minha nova área de trabalho. Tudo parecia bem, só que depois, quando reiníciei o computador, a pasta tinha sumido e não está mais em lugar algum, tirei a pilha da placa mãe para ver se as configurações antigas voltariam pois assim essa pasta estaria no mesmo lugar de antes mas não funcionou, também fiz a pesquisa por arquivos e nada foi encontrado. Até agora não entendi o que aconteceu, só sei que preciso recuperar os dados perdidos dessa partição de qualquer maneira.
O maior erro que o usuário comete quando perde dados é justamente ficar revirando o disco rígido na tentativa de recuperar esses dados perdidos. Quase sempre essa atitude acaba dificultando e as vezes até impossíbilitando uma recuperação de dados adequada. O que posso dizer é podemos recuperar os dados perdidos dessa partição porém não use esse disco rígido novamente até que a recuperação dos arquivos seja feita.

Intervalo ABC - Recuperação de dados
Avenida Valentim Magalhães 525 - Santo André - São Paulo
CEP: 09120 000 - Fone: 11 4458 0615

<h1><b><font size="1" color="#FCF4BC">recuperação de dados, Recuperacao de dados, recuperar dado, recuperar dados, recuperação de arquivos, Recuperacao de arquivos, recuperação de arquivo, recuperacao de arquivo, recuperar arquivos, recuperar arquivo, recuperação de HD, recuperacao de hd, virus, ataque de virus, Recuperação de hd, Recuperar HD, Recuperação de disco rigido, recuperacao de disco rigido, recuperar disco rigido, linux, novell, mac, macintosh, macos, raid, Recuperação, Recuperacao, recuperação, recuperacao, dados, dado, arquivos, arquivo, data recover, dados apagados de disco rigido, senhas, investigação, pericia, restauração de dados, restauração de arquivos, restauração de HD, restauração de disco rigido, restaurar dados, restaurar dado, restaurar arquivo, restaurar arquivos, restaurar HD, restaurar disco rigido, formatação de hd, formatação de disco rigido, formatação, disco rigido formatado, computador formatado, formatação de computador, reconstruir dados, reconstruir dado, reconstruir arquivos, Reconstruir arquivo, disco rigido , winchesters, winchester, recuperar winchester, Recuperação de winchester, perdido, hard disk, Hard disc, recover, data, fat, bad block, finaldata, arquivos corrompidos, dados corrompidos, data recovery, Arquivos perdidos em HD, Dados perdidos em HD </font></b></h1>